Perguntas e Respostas de Crédito e Cobrança

Fórum de discussão para profissionais de crédito e cobrança.

Existem empresas que compram dívidas a um valor bem baixo, dependendo do tipo do título, tempo de vencimento e valor, e depois tentam receber. Alguém pode me explicar como isso é possível?

Resposta Aceita

Prezado colega,

Tanto pessoa física ou jurídica pode comprar outras dívidas e passar a ser o credor deste título. Pode ser feito um documento chamado instrumento particular de cessão de crédito. Assim, você passa a ter a posse do título e cobrá-lo diretamente ao devedor.

Léo.

Respostas (6)

Prezado Alexandre,

Comprar títulos é realmente uma prática comum hoje em dia, porém, não deixe de confirmar se o título realmente existe junto ao devedor, faça uma confirmação formal, pois, imagine só cobrar algo inexistente e responder por isso judicialmente.

No mais, boa sorte!

Att,
Thiago Fernandes Nogueira
Especialista em Crédito e Gestão de Risco
Olá, bom dia!

Mas isso é uma pratica legal? Pode ficar cobrando a pessoa e ainda assim com ameaças de SPC e Serasa e até mesmo processos judiciais?
Prezado Antonio, desde que seja com documentação de aceite entre as partes e devidamente registrado, sim, porém, com muitos anos de experiência nunca vi uma pessoa fisica fazer isso.

Geralmente são empresas de cobrança que compram dívidas num valor mais barato e lucram em cima.

Att,
Thiago Fernandes Nogueira
Especialista em Crédito e Gestão de Risco
Prezados, Boa noite,

Aproveitando o questionamento do colega.

Gostaria de uma resposta. Diante disso, segue questionamento:

Hoje temos uma inadimplência muito grande de veículos. Isso posto, os bancos não querem assumir ou continuar com esses clientes. Entretanto, eles precisam se livrar ou repassar os crédito para outra empresa para não aparecer no balanço da empresa.

Por fim, gostaria de saber com eu pessoa jurídica ME., conseguiria comprar esse crédito para realizar a cobrança?

Desde já agradeço Atenção.

Ronaldo Oliveira
Prezado Ronaldo, boa tarde!

Geralmente os bancos trabalham com empresas de cobrança referenciadas pelo mercado, à eles não interessa passar "algumas" dívidas à receber, por vias de regra acontece da seguinte forma: Se gera o montante de dívidas de CDC, Leasing, Crédito Rotativo e etc...

Após todo esse levantamento eles efetuam a venda por lotes, mesmo a sua empresa sendo ME, poderá tentar prestar algum serviço para as empresas de cobrança que já trabalham com os bancos ou depende do seu grau de contato e relacionamento com os setores de financiamento destas instituições.

Att,
Thiago Fernandes Nogueira
Especialista em Crédito e Gestão de Risco

Envie sua Resposta

Faça login para postar uma resposta
Você precisa estar logado para poder postar uma resposta. Entre usando o formulário à direita ou registe-se se você é novo aqui.