Perguntas e Respostas de Crédito e Cobrança

Fórum de discussão para profissionais de crédito e cobrança.

Dr. fiz um serviço para uma clínica odontológica e recebi um cheque da mesma como forma de pagamento, fiz o deposito do cheque e como a movimentação no mês foi grande e não me atentei, o cheque voltou por motivo de assinatura, e nisso o gerente da minha conta não me informou, fui mudar de agencia ele apareceu 7 meses depois, procurei a clínica e se negaram a pagar o cheque, o que faço? o valor do cheque e de R$:1.000,00 está em nome da clínica com o CNPJ ativo.

Respostas (1)

Cheques devolvidos pelos motivos 20, 25, 28, 30 e 35, de acordo com tabela do Banco Central do Brasil, estão impedidos de protesto, por casos de furto, roubo ou extravio das folhas ou dos talonários. No seu caso, o motivo deve ter sido pela alínea 22 - divergência de assinatura, portanto, não está enquadrado nas alíneas não protestáveis. Leve o cheque e os dados do devedor, razão social,cnpj, endereço, cep para o cartório da cidade do devedor. Caso não tenha os dados da empresa, entre no site http://www.sintegra.gov.br (tenha emmãos o cnpj do devedor) e consulte gratuitamente os dados cadastrais dele. Após você dar entrada no cartório, o devedor receberá um aviso para pagamento da dívida e caso não o faça, será protestado e seu nome incluso nos órgãos de proteção ao crédito. Caso ele liquide no cartório, você voltará no mesmo cartório para receber o valor pago.

Envie sua Resposta

Faça login para postar uma resposta
Você precisa estar logado para poder postar uma resposta. Entre usando o formulário à direita ou registe-se se você é novo aqui.